terça-feira, 19 de agosto de 2014

ALERTA: Islândia eleva nível de alerta para erupção de vulcão


Se entrar em atividade, o Bardarbunga poderá afetar o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte e provocar inundações

Um dos maiores vulcões da Islândia, o Bardarbunga, seguia ativo nesta terça-feira pelo quarto dia consecutivo, sem que se saiba até o momento se esta atividade provocará uma erupção, indicaram as autoridades da ilha.
O instituto meteorológico islandês subiu na segunda-feira ao "laranja" o nível de alerta para a aviação, o que corresponde a uma "agitação alta ou em aumento, com maior possibilidade de erupção".

O nível seguinte é o vermelho, quando uma erupção começa. O Bardarbunga é um imenso vulcão localizado em uma geleira no sul do país.
Se entrar em erupção, os cientistas o consideram suficientemente perigoso para afetar o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte e provocar grandes danos na Islândia, principalmente inundações pelo derretimento das geleiras.
O instituto meteorológico registrou 2.600 terremotos, de magnitude de até 4,5, em quatro dias, devido à atividade do vulcão.

Mas Bryndis Brandsdottir, geofísico da Universidade da Islândia, indicou nesta terça-feira pela televisão que, segundo as últimas indicações, o magma não parece estar perto da superfície. Estaria entre "três a sete quilômetros" abaixo da superfície, acrescentou este especialista.

Em 2010, a erupção do vulcão Eyjafjallajökull provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempo de paz, com mais de 100.000 voos cancelados em um mês e mais de oito milhões de passageiros bloqueados.

Notícias Terra
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.