segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tufão 8: Japão anuncia alerta especial


Segundo a Agência Meteorológica, Okinawa deverá ser uma das províncias mais castigadas pelo Neoguri

A Agência Meteorológica do Japão emitiu às 18h20 desta segunda-feira um alerta especial (特別警報 - tokubetsu keihou) na região da ilha de Miyako, em Okinawa, por causa da proximidade do tufão número 8, chamado Neoguri (ノグリー). O aviso poderá se estender para toda a província ainda nesta noite.

O alerta especial, representado pelo cor violeta, foi introduzido no ano passado pela Agência Meteorológica para ocorrências de desastres naturais, somando-se a outras duas categorias: alerta amarelo e alerta vermelho.
A intenção é de aumentar a conscientização dos moradores de uma determinada área que estiver correndo risco de alguma tragédia causada, por exemplo, por chuva intensa, tufão, neve, erupção de vulcão, terremoto e tsunami.
Segundo a Agência Meteorológica, Okinawa deverá ser uma das províncias mais castigadas pelo tufão, que pode provocar ondas de até 14 metros de altura, além de vento forte e muita chuva. Ainda não é possível dizer de forma precisa quando o tufão afetará outras partes do Japão. Pela previsão da Agência, o fenônemo climático pode atingir a região central do país entre quinta e sexta-feira.
O Neoguri, considerado o pior tufão da história para o mês de julho, está ganhando força e nas próximas horas poderá ter a classificação elevada de "muito forte" (hijounitsuyoi, 非常に強い) para "devastador" (mouretsuna, 猛烈な).
Atualmente, segundo um boletim divulgado às 18h50, o tufão se desloca no sentido noroeste, para o sul de Okinawa, a uma velocidade 25 quilômetros por hora. Há ventos sustentados de até 180 km/h (50 m/s), com picos de até 252 km/h (70 m/s).
Na manhã desta terça-feira, segundo a Agência Meteorológica, o tufão pode atingir o nível de "devastador" e adquirir ainda mais força, chegando a ter ventos sustentados de até 198 km/h (55 m/s), com picos de até 270 km/h (75 m/s).

Alternativa Online
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.