terça-feira, 8 de julho de 2014

Minuto a minuto: Israel implanta operação mortal contra Gaza


Em 7 de julho, o exército israelense lançou a operação "Borda Protector" (Edge Proteção Individual) na Faixa de Gaza em resposta a dezenas de foguetes disparados a partir do enclave palestino. O governo ordenou a mobilização de reservistas. 

08 de julho 

16:10 GMT. Alarme de ataque aéreo soa em Tel Aviv, de acordo com um tweet alertado pelo porta-voz do Exército israelense.


14:33 GMT. A Liga Árabe pediu ao Conselho de Segurança da ONU que fizesse uma reunião urgente para tratar das medidas necessárias para parar os ataques de Israel contra o território palestino. O secretário-geral da organização pan-árabe, Nabil al Arabi, advertiu o Cairo sobre as conseqüências humanitárias para o povo palestino que é de "escalada militar séria."

13:01 GMT. O Gabinete de Segurança israelense aprovou a contratação de 40 mil reservistas como parte das etapas de preparação para uma possível operação terrestre do Exército.


12:25 GMT. Pelo menos cinco palestinos foram mortos e 30 outros feridos nas primeiras 12 horas da operação militar israelense, de acordo com o Ministério da Saúde da tira. 

10:03 GMT. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deu ordens para o exército  se preparar para uma possível operação terrestre na Faixa de Gaza. 



Tempo para "tirar as luvas" na luta contra o Hamas chegou, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na abertura de uma reunião com os dirigentes dos órgãos de força na sede do Ministério da Defesa do Estado judeu . "O movimento Hamas optou por um confronto e vai pagar um preço alto por isso", acrescentou.



08:35 GMT. O presidente palestino, Mahmoud Abbas exige que Israel cesse imediatamente de utilizar a massa de ar na Faixa de Gaza. De acordo com o comunicado divulgado por seu serviço de imprensa de sua sede na cidade de Ramallah, o líder palestino acredita que a comunidade internacional deve intervir "para parar a escalada perigosa que iria desestabilizar ainda mais a região."


07:30 GMT. O primeiro grande exército do ar e do mar ataques de Israel atingiram pelo menos 50 alvos no território de Gaza.

06:45 GMT. Presidente dos EUA, Barack Obama instou as autoridades de Israel e da Palestina para parar a violência. Por meio de uma coluna de opinião no jornal Haaretz, ele descreveu a situação atual em torno da Faixa de Gaza como "momento perigoso".



07 de julho 

 23:08 GMT. Um total de 1.500 reservistas foram convocados pelo exército israelense. Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse que duas brigadas do Exército são implantados perto das fronteiras da Faixa de Gaza.

Com informações de RT
Traduzido por Cezar S D S Scholze
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.