O Seu portal conservador de notícias, Evangelismo e Informação em defesa da fé Cristã

  • Últimas Notícias

    07 julho 2014

    Japão se prepara para tufão devastador

    Segundo a Agência Meteorológica, trata-se de um dos piores fenômenos climáticos da história recente do país

    O tufão número 8, chamado Neoguri (ノグリー), foi classificado pela Agência Meteorológica do Japão como um dos mais fortes da história recente do país. O fenômeno climático está cada vez mais intenso e pode chegar ao nível "devastador" (mouretsuna, 猛烈な) nesta terça-feira, quando se aproximar de Okinawa.
    A gravidade do tufão fez a Agência Meteorológica convocar uma coletiva de imprensa de emergência na manhã desta segunda-feira para divulgar a possível emissão de um alerta especial à noite. Segundo o órgão, ventos fortes e chuvas intensas estão previstos para os próximos dias em praticamente todo o Japão.
    Atualmente, segundo um boletim divulgado às 9h45, o tufão se desloca no sentido noroeste, para o sul de Okinawa, a uma velocidade 20 quilômetros por hora. Há ventos sustentados de até 180 km/h (50 m/s), com picos de até 252 km/h (70 m/s).

    Nesta terça-feira, segundo a Agência Meteorológica, o tufão pode atingir o nível de "devastador" e adquirir ainda mais força, chegando a ter ventos sustentados de até 198 km/h (55 m/s), com picos de até 270 km/h (75 m/s). ----------Leia também: Japão emite alerta especial por causa do tufão 8----------

    CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES

    Força

    A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
    Forte (tsuyoi, 強い) - ventos entre 33 e 43 metros por segundo
    Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) - ventos entre 44 e 53 metros por segundo
    Devastador (mouretsuna, 猛烈な) - ventos cima de 54 metros por segundo
    Tamanho
    Conforme a área total que o tufão atinge (com velocidade média acima de 15m/s), pode ser classificado como:
    Grande (oogata, 大型) - entre 500 e 800 quilômetros
    Muito grande (chou-oogata, 超大型) - acima de 800 quilômetros

    AVISOS PARA PROCURAR ABRIGO

    Em caso de calamidade, as autoridades podem emitir alertas para que os moradores procurem abrigo. Mesmo que não for dado nenhum alerta de refúgio, mas perceber que a situação é de risco, é muito importante tomar uma decisão própria com antecedência.
    Hinan junbi jouhou (避難準備情報) - informe para se preparar para um possível refúgio) Para portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar. Este alerta serve para dar início a essa ação.
    Hinan kankoku (避難勧告) - aviso para se refugiar
    Este alerta é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. Pessoas que não tenham dificuldades para se refugiar também devem dar início a essa ação.
    Hinan shiji (避難指示) - ordem para se refugiar
    Este alerta é dado quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de refúgio e deve ser obedecida.

    Alternativa Online

    Sobre

    Exclusivamente voltado para matérias informativas em questões apologéticas, notícias e estudos bíblicos, este site tem o objetivo de servir como ferramenta de evangelização bem como alerta e preparo à igreja cristã sobre os últimos eventos que antecedem a Volta Gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Termos de Uso

    Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir os artigos em qualquer formato, desde que informe o(a) autor(a) e a fonte do artigo, bem como as fontes intermediárias, inclusive o Site "O Correio de Deus". Não é permitido a alteração do conteúdo original sem a devida notificação de alteração em cópia extraída deste site e muito menos a utilização para fins comerciais.
    Licença Creative Commons
    Este trabalho está licenciado com uma Licença