Boletim divulgado às 7h45 desta terça informa que o tufão Neoguri está a 80 quilômetros da ilha de Miyako

O boletim da Agência Meteorológica do Japão, divulgado às 7h45 desta terça-feira, informa que o tufão número 8, chamado Neoguri (ノグリー), está a 80 quilômetros da ilha de Miyako, em Okinawa, e se desloca a uma velocidade de 20 km/h em direção norte-noroeste.
O tufão, classificado atualmente como "muito forte" (hijounitsuyoi, 非常に強い), tem ventos sustentados de até 180 km/h (50 m/s), com picos de até 252 km/h (70 m/s).
A Agência Meteorológica emitiu entre a noite de segunda e a madrugada desta terça alerta especial (特別警報 - tokubetsu keihou) nas ilhas que formam a província de Okinawa. A região sofre com ventos fortes e ondas que podem chegar a 14 metros de altura.

“Nestas regiões há uma chance de um tipo de tempestade, marés altas, chuvas repentinas e contínuas que vocês nunca viram antes”, disse um representante da Agência em uma coletiva de imprensa. “Esta é uma situação extraordinária, na qual um grave perigo se aproxima.”
Não há usinas nucleares em Okinawa, mas há duas em Kyushu, local onde o tufão provavelmente passará, e uma na ilha de Shikoku, que também deve ser afetada.
Todos os reatores estão inoperantes, em linha com a atual política nacional. Uma porta-voz da companhia energética Kyushu Electric Power disse que não havia medidas específicas relacionadas ao tufão, mas que a companhia tinha planos em andamento o ano todo para proteger as usinas.
Cerca de dois a quatro fortes tufões atingem o Japão todos os anos, mas eles são incomuns em julho.

Alternativa Online

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.