sexta-feira, 11 de julho de 2014

Em dois dias, ebola mata 21 pessoas e infecta outras 44 na África


A situação é mais preocupante na Libéria e em Serra Leoa; o primeiro registrou 32 novos casos e 15 mortes, enquanto o segundo teve 11 novas infecções e 4 mortes

O surto de ebola que assola a África Ocidental causou 21 mortes e infectou outras 44 pessoas nos últimos dois dias, segundo a última apuração realizada pela Organização Mundial da Saúde e divulgada nesta sexta-feira (11).
A situação é mais preocupante na Libéria e em Serra Leoa. O primeiro registrou 32 novos casos e 15 mortes, enquanto o segundo teve 11 novas infecções e 4 mortes.


Já na Guiné apenas um novo caso foi detectado, mas outros dois infectados morreram. "Na Guiné, a tendência da epidemia evidencia uma redução da transmissão viral na comunidade, com apenas um caso registrado nos últimos dias", disse a OMS em comunicado.

Os números acumulados até o momento são de 888 contágios e 539 mortes. Destes, 409 casos e 309 mortos foram na Guiné, 142 infecções e 88 mortes na Libéria e 337 casos e 142 mortos em Serra Leoa.

Além disso, foi estabelecido um Centro de Coordenação Epidêmico em Conacri, a capital da Guiné, para coordenar e harmonizar o apoio técnico oferecido aos países afetados e a prevenção nas nações vizinhas.

A doença -que é transmitida através do contato direto com o sangue e os fluidos corporais de pessoas e animais infectados- causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%.

A OMS ativou a Global Alert and Reponse Network (Goarn) -uma rede formada por agências internacionais, governos, universidades, e outras entidades- e solicitou especialistas de diversas áreas que possam viajar aos três países para tentar conter o surto da doença.

Esta é a primeira vez que uma epidemia de ebola é identificada e confirmada na África Ocidental, uma vez que os surtos surtos anteriores ocorreram sempre na África Central. Os países da região entraram em acordo para criar um fundo de combate a doença.

O tempo
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.