O sistema econômico global está perto do colapso, de acordo com o papa Francisco. 

Uma economia baseada na adoração ao dinheiro e guerra e marcada por grande índice de desemprego e desigualdade, fazendo com que a juventude não possa sobreviver, o líder católico de 77 anos ''romano'' disse em uma entrevista recentemente publicada. 

"Estamos excluindo uma geração inteira para sustentar um sistema que não é bom", disse o repórter do Vaticano do La Vanguardia, Henrique Cymerman.  "Nosso sistema econômico global não aguenta mais." 


O pontífice disse que estava especialmente preocupado com o desemprego dos jovens, que atingiu 13,1% no ano passado, de acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho. 

"A taxa de desemprego é muito preocupante para mim, que em alguns países é superior a 50%", disse ele. "Alguém me disse que 75 milhões de jovens europeus com menos de 25 anos de idade estão desempregados. Isso é uma atrocidade." 

Que 75 milhões é realmente o total no mundo inteiro, de acordo com a OIT, mas que ainda, o desemprego dos jovens é demais. 

Papa Francis denunciou a influência da guerra e os militares sobre a economia global, em especial: 

"Nós descartamos toda uma geração para manter um sistema econômico que já não resiste, um sistema que para sobreviver tem que fazer a guerra, como os grandes impérios sempre fizeram", disse ele. 

"Mas já que não podemos travar a Terceira Guerra Mundial, fazemos guerras regionais", acrescentou. "E o que isso significa que devemos fazer e vender armas e sustentar os balanços das economias idólatras. Das grandes economias mundiais que sacrificam homens aos pés do ídolo que é o dinheiro e são, obviamente, limpos." 

Papa Francisco está ganhando uma reputação de comentários pontiagudos sobre a economia global. Em abril, em meio a cobertura da mídia febril do livro bomba do economista francês Thomas Piketty sobre a desigualdade de renda, ele deixou clara a sua posição sobre a disparidade de riqueza ampliando com um tweet dizendo: "A desigualdade é a raiz do mal social." 

Intellihub
O CORREIO DE DEUS

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.