terça-feira, 10 de junho de 2014

Candidato conservador Reuven Rivlin é eleito presidente de Israel


O parlamento israelense elegeu nesta terça-feira (10), em segunda rodada, o conservador Reuven Rivlin, do Partido Likud, como décimo presidente de Israel em substituição do chefe de Estado Shimon Peres, anunciou o presidente da câmara.

Yuli Edelstein, presidente da Knesset, anunciou que Rivlin venceu com 63 votos. Seu adversário, o centrista Meir Sheetrit, que recebeu o apoio de 53 dos 120 deputados do parlamento.

Antes, nenhum candidato havia conseguido o mínimo de 61 votos.

Rivlin, conhecido pelo caráter afável e por seu extravagante senso de humor, rejeita a criação de um Estado palestino e apoia a política de colônias nos territórios palestinos ocupados.

Advogado de profissão e com 74 anos, também é famoso por sua defesa da democracia e dos direitos civis, que lhe valeram o respeito da esquerda e, inclusive, da minoria árabe israelense.

Duas vezes presidente do Parlamento, ele substituirá Peres, que, com seu carisma e popularidade, aproveitou os sete anos de mandato para promover uma mensagem a favor da paz.

Os analistas consideram que a saída de Peres implicará uma mudança de rumo na presidência, que priorizará os assuntos internos do país e não a política internacional.

Os outros três aspirantes à presidência, o Nobel de Química Dan Shechtman, a ex-presidente do Parlamento Dalia Itzik e a ex-juíza do Tribunal Supremo Dalia Dornerm, foram eliminados na primeira votação.

G1
O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.