quinta-feira, 5 de junho de 2014

Autoridades prendem cristãos na Eritreia


A Portas Abertas foi informada de que oficiais de segurança prenderam cinco cristãos que pertencem à Igreja Evangélica Luterana em Asmara, a qual é devidamente reconhecida pelo governo. Os presos se chamam Petros Yosief, Bemnet Tesfay, Aklilu Tesfay, Ermias Hadgu e Aron Mehretu e todos eles são candidatos ao ministério pastoral.

As idades e o dia exato da prisão ainda não são conhecidos. Eles estão presos na estação policial número 2 em Asmara, Eritreia. "A prisão mostra claramente como mesmo as igrejas reconhecidas pelo governo não estão livres do controle oficial", comentou a fonte da Portas Abertas, que permanece anônima por motivos de segurança.

Em maio, completaram 12 anos desde que o governo da Eritreia apertou o cerco da Igreja no país. Em 1997 eles ordenaram que todos os grupos religiosos fora da Igreja Ortodoxa da Eritreia (IOE, sigla em inglês), a Igreja Católica Romana , a Igreja Evangélica Luterana e o islã efetuem o seu registro no Departamento de Relações Religiosas. Nada resultou dos requerimentos e, em 2002, o Estado fechou todas as igrejas que não fizeram o requerimento, ao mesmo tempo em que classificava como "conforme" para aqueles que obedeceram em 1997.


O fechamento de igrejas introduziu uma forte perseguição para as igrejas não-registradas. Cristãos que continuam suas atividades religiosas nesses grupos, enfrentam aprisionamento, encarceramento sob condições severas e tortura.

No entanto, ambos os grupos sancionados e "conformes" também vêm enfrentando pressão com a interferência e vigilância do governo. Em 2006, o governo assumiu controle da Igreja Ortodoxa depondo o patriarca, colocando-o em prisão domiciliar e confiscando os dízimos. Outras restrições dessas igrejas incluem a proibição de viagens e a limitação sobre o que pode ser publicado. Qualquer sinal de resistência tem sido enfrentado com severa repressão e muitos pastores têm acabado na prisão.


"O aprisionamento desses candidatos a pastores nos faz pensar em um dos maiores desafios que a Igreja enfrenta na Eritreia. Sob constante rotatividade de pastores em função dos aprisionamentos ou das contínuas ameaças, o cuidado pastoral bíblico para os cristãos está comprometido. Nós gostaríamos de pedir as orações dos cristãos ao redor do mundo para que, em meio a essas circunstâncias, Deus faça um caminho para que seus filhos sejam pastoreados. Ore também para que a graça de Deus sustente os líderes cristãos, que continuam sofrendo provações com a brutal rede de aprisionamento na Eritreia", comentou um colaborador da Portas Abertas. 


O CORREIO DE DEUS
O CORREIO DE DEUS

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.