Três palavras são utilizadas na escatologia paulina em relação à volta do Senhor. Vamos analisar a primeira:
1)    Parousia – Pode ser traduzida como “vinda” ou como “presença”. Também utilizada por Paulo quando se referiu à vinda de Estéfanas (1 Co 16.17) e de sua própria vinda a Filipos (Fl 1.26). A palavra geralmente significa presença pessoal e foi usada para a volta do Senhor, naquilo que este evento se relacionado com as bênçãos aos cristãos (1 Co 15.23; 1 Ts 4.14-17) e com a destruição do homem do pecado (2 Ts 2.8). Na literatura grega não bíblica, geralmente se referia à visita de pessoas de alta classe, especialmente reis e imperadores visitando uma província.

2)    Apocalypsis – Tem significado de “desvendamento”, “descoberta”, “revelação”. O sentido da aplicação da palavra com respeito à vinda de Cristo, é a revelação do que ele é hoje, para o mundo inteiro. Sua glória, seu poder e seu reinado ainda estão encobertos, mas será revelado em sua vinda. (2 Ts 1.7; 1 Co 1.7). É este o sentido do livro de Apocalipse, ele é uma revelação de Jesus em glória. Tudo o que ele é atualmente, será mostrado ao mundo conforme o Apocalipse.
3)    Epiphaneia – Epifanéia é “aparição”, “resplendor” e indica a visibilidade do retorno de Cristo. O termo é bastante restrito às Epístolas Pastorais, mas Paulo também o utiliza na sua Segunda epístola aos tessalonicenses, onde diz que Cristo destruirá o iníquo, com a “epiphaneia de sua parousia” (2 Ts 2.8). Esta palavra é aplicada tanto para a primeira quanto para a Segunda vinda de Cristo. A imortalidade veio através da aparição (epiphaneia) de Jesus na carne (2 Tm 1.10). Mas isto também é futuro, uma vez que aguardamos “o aparecimento (apiphaneia) da glória de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13)

Por Milton Bitbull
Marcadores:

Postar um comentário

AVISO!

Desde já quero informar que todos serão responsabilizados pelos seus comentários!

Comentem mas com pudor e serenidade, pois só serão aceitos comentários que somam para o assunto caso contrário não serão publicados. Críticas são bem vindas desde que tenham coerência no que estão falando. E comentários de links e propagandas de outras páginas não serão publicados também. Temos uma visão conservadora e não desviaremos o foco do pensamento bíblico. Att; SITE O CORREIO DE DEUS

Grato pela atenção de todos.

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.